Aerocast Espacial 4 – Ciência dos Foguetes

No quarto episódio do Aerocast Espacial, Toledano, Thiago Lúcio, Henrique, Tetryds e Douglas falam sobre a complicada “Rocket Science” ou Ciência dos Foguetes, você vai entender a importância dos foguetes, como eles são construídos, a física por trás dos requisitos de lançamento, vai entender também como funciona a mecânica orbital e muito mais!


Comentado no programa

Feed do Aerocast

Aprenda a assinar nosso feed. É muito simples!

Feed – Adicione ao iTunes! CLIQUE AQUI.

Feed – http://www.aerocast.com.br/feed/podcast

Contato

Deixe uma mensagem com sua opinião! Pode ser boa ou ruim, o importante é não ficar calado. Lemos todos os e-mails e comentários sem exceção!

contato@aerocast.com.br ou clique aqui.

  • Vitor Nunes

    Yeaaahh podcast espacial

  • Thiago Xavier

    Veja bem galera, as empresas querem ir tanto para marte, mas nem fazer uma base avançada na lua os caras FAZEM! Com uma base lá, eles poderiam descobrir mais coisas sobre o solo, e quem sabe até conseguir gerar combustível de alguma forma para seus futuros foguetes. Sem contar que, lançar um foguete da lua seria muito mais econômico do que lançar da terra (Menor DeltaV).
    O que mais pega os astronautas hoje em dia é a questão da radiação emitida pelo sol! que fera com a saúde dos tripulantes e fazer seus ossos ficarem mais fracos. Temos que resolver essas questões primeiro antes de prosseguir adiante nesta ideia. Gostaria muito de ver um satélite tirar umas fotos bem de perto do planeta Júpiter por exemplo. Conhecer mais sobre o misterioso lugar. E também rechear Marte de satélites para conseguir mandar mais sondas para lugares mais distantes, dessa forma não perderíamos o contato delas em distancias maiores, funcionando como uma ponte, para transferir dados e enviar comando ao aparelho.

    • Thiago Lúcio

      Fala Thiago! Vou falar sobre o seu comentário na leitura de emails do EP5, ai você me diz se concorda, um abraço!

      • Thiago Xavier

        pode sim, pode mencionar tbm as gafes q eu tenha cometido hahahah, faz parte da analogia, ver as coisas q podem dar errado kk

    • Naelton Araujo

      vc acertou em cheio sobre a base lunar.
      O que ferra com os ossos dos astronautas não é a radiação solar mas a ausência de peso.
      Várias sondas já tiraram fotos de bem perto de Jupiter (Pioneer, Voyagers, Galileu e etc… ver https://pt.wikipedia.org/wiki/Explora%C3%A7%C3%A3o_de_J%C3%BApiter).
      Quanto a Marte… o problema não é ter satélites para retransmitir… o problema maior é o tempo de resposta q sempre vai depender da velocidade do sinal… isto é, a velocidade da luz.

  • Diego de Paula

    Ansioso pelo próximo!!

  • Naelton Araujo

    Gente eu gosto muito de aviação mas meu assunto preferido é espaço. Sou astrônomo, trabalho no Planetário do Rio onde ensino Astronáutica. Fui operador orbital (orbops) da StarOne (Embratel) onde passei uns bons 10 anos controlando satélites geoestacionários por isso fui atraído como mosca para este episódio. Congratulo vcs por levantar o assunto. Em alguns momentos, me permitam comentar, alguns termos e explicações ficaram vagos e incorretos, mas sei como é dificil falar destes temas para leigos. Fiquei que nem maluco falando sozinho ao ouvir o episódio: ora concordando, ora discordando mas sempre atento. Aguardo novos episódios espaciais.

    • gabrieltoledano

      Naelton, manda um email pra contato@aerocast.com.br com suas informações de contato. Gostaria muito de marcar uma reuniao com você no Planetário.

  • Fernando de Laurentiis

    Assunto complicado mas muito bem abordado, nem um pouco chato e muito esclarecedor.
    Parabéns, meus caros, excelente trabalho!