História do Aerocast

O que é o Aerocast, afinal?

O crescimento do Aerocast no início desde 2012 nos fez refletir sobre o que nós somos, para quem nos comunicamos, qual mensagem queremos transmitir.

Nenhum destes questionamentos poderiam ser respondidos sem antes apresentar alguns conceitos a você, nosso leitor/ouvinte/assinante/fã/hater. Prefiro te chamar de amigo, pode ser? Pois bem, vamos ao primeiro conceito:

Nullius in verba: latim para “não acredite em ninguém” ou “não tome como verdade a palavra de alguém”.

Nullius in verba

Esta expressão é também o lema da Royal Society of London, fundada em 1660. É uma instituição destinada à promoção do conhecimento científico. Não queremos aqui nos aprofundar nesta instituição, basta dizer que Robert Boyle (lei dos gases) e Sir. Isaac Newton (preciso dizer quem foi?) fizeram parte, entre outros. Nullius in verba significa resistir a autoridade, ponderar todos os pontos de vista, argumentos e exposições de idéias.

Diante desta expressão, o que de fato estamos fazendo no Aerocast? Gostamos aqui de expor pontos de vistas muitas vezes dissonantes de uma outra expressão em latim:

Status quo: termo diplomático, do latim; estado atual das coisas, seja em que momento for.

Os pontos de vista tendem a se manter inalterados. A este fenômeno, justamente damos o nome de status quo. Criamos o Aerocast para -tentar- quebrar este estado de letargia.

Nós não somos este ou aquele podcast. Nós não somos um ou outro texto publicado, uma ou outra imagem. Ao mesmo tempo, somos todos estes elementos reunidos. Inspirados no blog PapoDeHomem, gostaria de mostrar duas imagens e uma citação:

Question Everything

WHY?

“Essas duas imagens seriam um descaralhante retrato de nossa linha editorial.” – PapoDeHomem

Queremos que você, nosso amigo, questione todas as coisas que fazemos. Desde se perguntar o motivo de termos publicado uma notícia até escrever um e-mail contundente com suas opiniões mais agressivas porquê não gostou da forma como abordamos um tema mais polêmico. Nenhuma opinião é inválida, desde que não se baseie em -apenas- xingamentos. Sim, pode xingar. Mas xingue fundamentado em algo. Gostamos de ler e ouvir sua opinião. Mesmo.

Alguns sites/blogs bastante conhecidos, tem a mania de te manter na zona de conforto (status quo, lembra?) produzindo conteúdo que serve apenas como um “tapinha nas costas” para os leigos ou para os que estão recém inseridos no nosso meio.

Queremos que você se desenvolva. Queremos que você pense sozinho, pondere pontos de vistas diferentes dos seus. Queremos que você pare de admirar uma personalidade só porquê ela é conhecida. Bom, você conhece Hitler, certo? Nem por isso, você o admira. O conhecimento te fez parar, raciocinar, entender os motivos pelo qual essa personalidade não é um exemplo a ser seguido. Conhecimento te faz poderoso. Conhecer algo ou alguém faz você reagir de forma diferente dos ignorantes, te dá segurança para tomar decisões.

Aqui no Aerocast não gostamos de frescuras. Mostramos o medíocre, o belo, o feio, o excepcional, o novo, o inexplorado e o antigo, todos no seu tempo, pois todos eles se completam. Cada aspecto, seja ele bom ou ruim faz o outro parecer menos ou mais relevante, melhor ou pior. É essa mistura que fazemos questão de transmitir.

Isso tudo pra falar que fazer escolhas é muito importante. Fazer escolhas baseadas em conhecimento é uma das experiências mais poderosas que o ser humano pode provar. Suas escolhas precisam fazer sentido, ter um propósito. Não queremos ser meros geradores de conteúdo e que você nos siga porquê colocamos nosso ego a frente da honestidade e do compromisso com a verdade. Sua decisão de nos seguir é exclusivamente sua, é uma decisão positivamente “por sua conta e risco” como diria o ditado popular.

Dificilmente você irá encontrar um site/blog/podcast de aviação que seja brutalmente sincero nos seus princípios editoriais como o Aerocast. Isso é raro. Sério.

Estamos aqui para expandir, compartilhar, contar, provocar, questionar, debater, dialogar, esmigalhar, refletir, semear, construir e crescer juntos com você. Não pretendemos parar tão cedo. Essa é nossa razão de ser, amigo.

Equipe Aerocast

Participações

Programa Observação Data
CPCast 7 Gabriel Toledano – Sobre faculdades de aviação 20 de novembro de 2012
Na Porteira Cast 29 Gabriel Toledano – Sobre acidentes aéreos 30 de julho de 2013
Alô Ténica (Radiofobia) 05 Gabriel Toledano – Sobre a PodPesquisa 2014 10 de fevereiro de 2014
Mundo Pocket 19 Gabriel Toledano – Sobre o que aprendeu na aviação 8 de fevereiro de 2014
A Via Filosófica Gabriel Toledano – Sobre a publicidade em podcasts 10 de março de 2014
Na Porteira Cast 42 Gabriel Toledano – Sobre teorias de conspiração 16 de abril de 2014
Alô Ténica (Radiofobia) 12 Gabriel Toledano – Sobre a PodPesquisa 2014 19 de maio de 2014
Metacast Live 01 Gabriel Toledano – Sobre a PodPesquisa 2014 25 de maio de 2014
Chá dos 5 Gabriel Toledano e Fábio Miguel – Sobre comissárias de bordo 29 de maio de 2014
Minigame Cast 35 Gabriel Toledano – Texto sobre dia dos pais 10 de agosto de 2014
Agência Transmídia – Áudiodrama: Sentinelas 2T Voz do personagem Gatilho. EP 07 – Capítulo 13 – Parte 1 03 de maio de 2016
Agência Transmídia – Áudiodrama: Sentinelas 2T  Voz do personagem Gatilho. EP 07 – Capítulo 14 – Parte 2 10 de maio de 2016
 Na Porteira Cast 77 Gabriel Toledano – Sobre cenário político para 2018 09 de junho de 2016
Agência Transmídia – #35A Jambocks, o Filme Gabriel Toledano – Personagem do Dpto. de Fontes e Pesquisa 04 de abril de 2017
Agência Transmídia – #35B Jambocks, o Filme Gabriel Toledano – Personagem do Dpto. de Fontes e Pesquisa 18 de abril de 2017
Dragões de Garagem – #105 Gabriel Toledano – Sobre a Mecânica do voo 09 de maio de 2017