Aerocast 32 – VARIG 254, o Voo Sem Volta

29/06/17 - No trigésimo segundo episódio do Aerocast...

Toledano, Nilson Zille, Henrique e Thiago Lúcio contam a história de um dos mais conhecidos acidentes aéreos do mundo, o VARIG 254 – Marabá/Belém.

Contado por um dos dois protagonistas da história, o próprio co-piloto Nilson Zille dá o seu relato testemunhal sobre os acontecimentos dentro daquele cockpit. Em seu livro “Voo sem volta”, ele proporciona ao leitor uma viagem sem igual. É como se estivéssemos sentados no jump seat daquele Boeing 737-200, prefixo PP-VMK e acompanhássemos todo o desenrolar dos fatos.

Arte da Vitrine: Thiago Lúcio

NOTA DO EDITOR: Tentamos encontrar o ex-comandante Cezar Garcez para dar sua versão dos fatos, buscamos pessoas que sabidamente já conseguiram entrevistas com ele, inclusive o jornalista Roberto Cabrini, o qual fez uma reportagem premiada internacionalmente na Globo com o próprio, porém ninguém mais tem os telefones, endereço ou qualquer informação sobre o mesmo.


E-mails

Mande uma mensagem com a sua opinião, críticas, elogios ou sugestões!

contato@aerocast.com.br ou clique aqui.
EDIÇÃO COMPLETA POR AEROCAST BRASIL
  • Victor Leão

    MEEEUUU DEEEUUS, muito bom esse episódio, não só por ter sido feito com quem viveu de fato a situação, mas também pelos ensinamentos passados (CRM é o principal deles) … meus parabéns a toda equipe Aerocast e ao cmte.! Sem dúvida o melhor dos melhores até hoje. Sem brincadeira, quando ele disse que “bateu um papo” com Jesus, escorreu uma água aqui.

    • Thiago Lúcio

      Sem dúvidas Victor! Obrigado pelo comentário! Nós aprendemos muito com o Zille e foi uma honra imensurável levar os conhecimentos dele para todos os nossos ouvintes! Grande abraço!

    • gabrieltoledano

      Victor, obrigado pelo carinho. Também nos emocionamos muito com todo o relato e sem dúvida os ensinamentos deste acidente vão perdurar para toda a eternidade.

  • Alesson Renato

    Sensacional o cast! Uma coisa que não ficou claro pra mim no final foi se o Zille continuou envolvido com a aviação.

    • gabrieltoledano

      Obrigado pelo carinho, Alesson! Comentaremos sobre isso na leitura de emails do episódio 33. Tenho que pedir autorização do Zille pra poder falar ou não, afinal, é a privacidade dele. Mas já adianto que o Zille não perdeu as carteiras, continuou podendo voar. O Garcez por sua vez teve sua licença cassada e perdeu o direito de pilotar.

    • Alesson Renato

      Entendo. Comentei porque depois de tanto esforço e da sacanagem que aconteceu com ele, deve ser frustrante ter que se afastar a força da carreira mesmo tendo mantido as habilitações, e tinha esperanças que ele ainda tivesse conseguido continuar em outro lugar.

  • Fusquine

    Olá. Sou um dos militares que desceram naquela clareira no primeiro momento. Fico satisfeito em ver desnudada esta história. Parabéns !!! Outro dia estive com uma sobrevivente que me visitou. Parabéns !!!

    • gabrieltoledano

      Fusquine, por gentileza, me mande um email com seus contatos! Quero MUITO poder conversar contigo. contato@aerocast.com.br

  • Wolfmann Araujo de Oliveira

    Que Aerocast sensacional!!!

    • gabrieltoledano

      Muito obrigado pelo carinho e pelo feedback, Wolfmann! Manda um abraço pro Hollywood! hahahaha Se assitiu Top Gun vc vai entender. 😛

  • Pedro Rohling

    Cara sensacional! Aerocast 32 entrou pra história. Parabéns pela produção e os amigos que acompanham a trajetória e minhas sinceras honras ao Copiloto Zille que fez o seu trabalho e foi corajoso. Adorei!

    • gabrieltoledano

      Sem dúvida entrou pra história! É meu episodio preferido até o momento. Obrigado pelo comentário!

  • André Altavilla

    Caramba, emocionante todo esse relato. É muito bom poder ter esse conhecimento e história compartilhada!

    • gabrieltoledano

      André, nós também nos emocionamos durante a gravação e eu particularmente, durante a edição! Obrigado pelo comentário!

  • Junior Jorge

    kara tentei dormir ouvindo esse episodio mas nao deu, so dormi quando ele terminou, emoção do inicio ao fim e ao final uma tragica situação de como o país trata nossos heróis, pq sim esse co piloto foi um heroi e nao foi tratado com o devido respeito que merecia, mas tenho certeza que todos sobreviventes e envolvidos na situaçao sabem quanta honra que ele agiu, meus parabens zille vc é mais digno que um comandante merece nossa manifestação honrosa. Brasil!

    • gabrieltoledano

      Junior, muito obrigado pelo carinho e pelo feedback! Tem um outro amigo meu que também não conseguiu dormir antes de acabar o episódio. Sem dúvida, honramos muito o Zille, temos o maior respeito por ele e infelizmente a história foi impiedosa. 🙁

  • Roger Nicolodi

    Me arrepiei de ouvir essa história e nessa minha fase de ainda decidir quando começar meu curso de piloto me fez aprender um pouco mais, sobre como essa profissão é incrível.

  • EXCELENTE!
    Há uns anos atrás li o Caixa Preta do Ivan Santana e fiquei com a impressão de que o Garcez era um cara bom, mas prepotente e mau educado ao extremo e hoje, ouvindo o depoimento do Zille, com ele contando tudo o que se passou, tive certeza disso.
    Ele relatando o pouso na selva, relatando o que vez, com o Garcez cristalizado no assento dele, foi sensacional, a riqueza de detalhes foi tamanha que deu pra me transportar para o cockpit vendo a cena.
    Lembro que na época do acidente, pouco depois na verdade, em outubro de 1989, um amigo de meu pai, comandante e checador na Varig, comentou numa reunião de turma que já havia voado com o Garcez e disse que o cara era um babaca, arrogante e mau educado, entre outros adjetivos e que se ele tivesse reconhecido o erro logo de cara a história seria diferente, pois teria ajuda das aeronaves na área, além do próprio ACC Belém, mas ele preferiu arriscar e deu no que deu. Lembro também desse mesmo amigo dizer que o Zille foi fantástico em lidar com a queda, mas que infelizmente ele iria acabar demitido quando voltasse pois ninguém ia dar o braço à torcer e, infelizmente, ouvindo o desenrolar dos fatos da boca dele hoje, vi que esse amigo, infelizmente tinha razão.

    Pena que ele foi muito inocente e acabou se ferrando junto com o responsável pelo ocorrido. Imaturidade e crença nas pessoas, achando que todos tem o mesmo caráter que você, dá nisso. Já passei por isso e sei bem como é.

    Esse é um cara que se eu tivesse chance, adoraria tomar um chopp e trocar uma idéia.
    Por favor, transmitam os parabéns ao Zille por nos dar a oportunidade de ouvir essa história contada por ele.

    Valeu pessoal!

  • Tayly Vieira

    Excelente Aerocast! Um dos poucos podcast que me prenderam até o último segundo haha Pena que algumas partes ficaram vagas e fiquei com muitas dúvidas, justamente pelo tema ser de muito interesse. No mais, episódio e convidado, incríveis!

  • Francisco

    Cara… emocionante… corrigindo… Emocionante com “E” maiúsculo. A riqueza de detalhes e a lição que o Zille deixou para nós é sensacional. Muito obrigado!

  • Caramba. Na parte em que ele fala que começou a ter certeza de que iria morrer, eu tava ouvindo enquanto andava na rua… Fiquei tao envolvido que meio que entrei num transe, imaginando tudo o que era narrado e ficando aflito. Que baita episódio!

  • Samir Reis

    Esse cast foi do C@#!˜LEO. Cara parabéns a narrativa foi incrível teve um momento que eu estava na cabine junto com o copila Zille PQP. Estava a tempos para comentar o Aerocast, pois estou fazendo a Maratona faltam4 eps mas não me contive ao ouvir esse. Srs estão de parabéns com esse trabalho, sou lá do Tourcast e tenho recomendado o cast de vocês.

    Acabo de comprar o livro pelo link, alíás parabéns pela plataforma muito boa mesmo.

    Um forte abraço e vou seguir ouvindo vocês.

    Samir Reis

  • Caramba, não sou emotivo, mas chorei umas 10 vezes com o relato do Sr. Zille.

    O que eles passaram, sofreram, não foi mole.
    Eu tinha acabado de começar o teórico do meu curso de PP e na época esse acidente me chocou muito.
    Fiz algumas horas de voo, mas não solei. Não me senti confiante e seguro o suficiente na época.
    Também tive instrutores “estilo o Garcez”, e foi phoda na época!

    Infelizmente não tive a honra de me tornar um piloto de verdade, assim como o Zille.

    Esse tipo de profissional – com o perfil do Cmte Garcez – com ar superior, que não ouve ninguém e só tem arrogância, trás muitos problemas a ele mesmo e a quem os cerca.
    Se o cara está numa atividade diferente, a coisa tem proporção menor.
    Mas um comandante, com centenas de vidas à bordo, sob sua responsabilidade. Nossa!
    Que a gente ao ouvir o podcast, tire alguns ensinamentos. Assim como aconteceu fortemente na vida do Zille.

    Sucesso, estou circulando pelo conteúdo todo e adorando!

    Enfim, conquistaram mais um ouvinte e cliente.

  • Augusto Spolador

    Demaaaaaais Toledano, show de bola